Isolado sim - Sozinho não!



Nós, seres humanos, somos seres sociais e relacionais e por essa razão, sentimos a necessidade de interagir com outros seres humanos.

Quando, por alguma razão, somos impedidos de manter contato com outras pessoas, principalmente com as pessoas de nosso convívio mais próximo, como familiares, amigos, colegas de trabalho, etc. sentimos a falta desse contato, e isso pode nos levar à vários sentimentos, principalmente ao sentimento de solidão e angústia.

Em momentos como esses, é muito importante procurar manter a calma e o equilíbrio, como também procurar exercer alguma atividade que preencha o tempo e que contribua para a construção de um cenário de mais prazer e alegria.

Nesse momento que estamos vivenciando agora, em escala global, com os transtornos, as perdas de vidas, os sofrimentos e as ameaças batendo às nossas portas, em razão da pandemia do Corona vírus, mais do que nunca se faz necessário se buscar formas de enfrentar toda essa situação, sem perder o equilíbrio e mantendo a esperança.

Assim, uma vez que estamos todos obrigados à manter um confinamento e distanciamento social, devemos procurar formas de aliviar os transtornos causados por essa situação e devemos também procurar utilizar todas as formas oferecidas pela tecnologia para manter contato uns com os outros, de forma segura.

Aproveitemos esse momento para aprofundar o conhecimento que temos sobre nós mesmos, trabalhando o nosso autoconhecimento, e aproveitemos também para nos aproximar mais dos outros, de forma presencial ou de forma remota, conversando mais com as pessoas que estão dividindo os mesmos espaços que nós e trocando conversas com as pessoas que estão fisicamente distante de nós, que seja por telefone, e-mail, watshapp, etc.

Aproveitemos também para ver bons filmes, ler bons livros, ouvir boas músicas, passar bons momentos com a família, brincar com o nosso animal de estimação, etc.

Se por acaso, tivermos necessidade de buscar um conforto ou uma orientação segura para direcionar as nossas atitudes, procuremos sempre escutar as orientações das autoridades, dos especialistas e de fontes confiáveis – nunca de espertos sabem tudo, que inundam as redes sociais e as redes de whatsapp, espalhando orientações falsas a até maldosas.

E, se tivermos a necessidade de falarmos sobre as nossas dificuldades e as nossas angústias, procuremos os diversos serviços on-line que estão oferecendo escutas, feitas por profissionais, e muitos que estão atendendo de forma totalmente gratuita.

Se você precisar, pode entrar em contato comigo, que estou pronto para lhe acolher, para escutar a sua angústia e para ajuda-lo a superar esse momento difícil.

Todo atendimento será on-line e você não terá custo algum.

Precisamos que todos façam a sua parte, para que possamos passar por essa tempestade juntos e para que juntos possamos comemorar no final.


Gilson Tavares
Psicanalista Clínico e Organizacional
WhatsApp: (87)9.9662 3901
Email: gilsontavares_psi@yahoo.com.br
Face: https://www.facebook.com/gilson.tavares.5
www.gilsontavares.com

Fique bem... e em casa!

Há, e agradeça por está em casa e por estar bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós, seres humanos, somos seres sociais e relacionais e por essa razão, sentimos a necessidade de interagir com outros seres humanos...